Relatorio Leite
Curso Nutrição
Disciplina Técnica Dietética
Professora Vânia Marisa Da Silva Vasconcelos
LEITES
TERESINA,
SETEMBRO DE 2014
Andresa Maria Cavalcante de Araújo
Bruna Moura de Carvalho
Daniela Sousa Silva
Elinayara Pereira da Silva
LEITES – BEBIDA COM CHOCOLATE
TERESINA,
SETEMBRO DE 2014
INTRODUÇÃO
O leite é o produto da secreção da glândula mamária dos mamíferos, sua composição é diferente para cada raça e varia também de acordo com a alimentação do animal, a estação do ano e a época de lactação.
É um alimento que contêm cerca de 86% de água e é constituído por uma mistura de várias substâncias: lactose e minerais em solução; proteínas em forma coloidal; gorduras em forma de emulsão, também dispersas no líquido; vitaminas e gases também em solução.
O leite ocupa um lugar de destaque quando comparado com outros alimentos de alto valor biológico. Sua riqueza em constituintes nutritivos e energéticos, em estado facilmente assimilável, torna-o recomendável na dieta para todas as faixas etárias, sendo o alimento mais indicado no combate à subnutrição proteica de lactentes, principal responsável pelo elevado índice de mortalidade infantil na Ásia, África e América Latina.
Para aquele leite que não for pasteurizado é necessário à esterilização, que ocorre com a fervura por 3 minutos, conhecido como o método caseiro de esterilização, o qual modifica o teor de vitamina C e o sabor do leite. A fervura é essencial, pois destrói os germes em geral, porém não destrói os esporulo.
O objetivo da realização dessa prática consiste na fixação dos conhecimentos teóricos abordados em sala de aula, identificar os diferentes tipos de leite, comparar o valor nutritivo e qualidade dos tipos de leites e identificar os efeitos do uso de