Arquetipos do Heroi
Herói: é aquele que se sacrifica por um bem coletivo. É com ele que o espectador se identifica. Podem haver vários tipos de heróis com interesses distintos, como por exemplo o Anti-Herói, que se sacrifica não por bondade, mas por motivações próprias.
Mentor: é uma figura mais experiente que motiva e fornece dons ou ferramentas para o Herói durante sua Jornada.
Guardião de Limiar: Personagem ou situações que impedem a entrada do Herói na Jornada. Guardam o limite entre o cotidiano do Herói e sua aventura.
Arauto: este personagem anuncia para o Herói o chamado à aventura. Pode ser o Mentor, o Vilão ou simplesmente um objeto como, por exemplo, uma carta.
Camaleão: é o personagem com personalidade dúbia, ou seja, nunca se sabe ao certo se ele está do lado do bem ou do mal. Por exemplo, o aliado que se revela inimigo no final ou o inimigo que salva o Herói em algum momento, revelando-se um aliado.
Sombra: Normalmente é o Vilão da história e deseja a destruição do Herói. É a personificação dos monstros internos de medos e traumas do subconsciente.
Pícaro: este personagem surge como um alívio cômico para equilibrar a seriedade da história. Serve também para derrubar o status quo do Herói e quebrar seu orgulho.
Estágios da Jornada do Herói
Estágio Um: Mundo Comum Cotidiano do Herói, sua zona de conforto.
Estágio Dois: Chamado à Aventura Herói recebe um chamado a uma aventura inesperada.
Estágio Três: Recusa do Chamado Herói normalmente recusa ao chamado pois prefere ficar em sua zona de conforto.
Estágio Quatro: Encontro com o Mentor Herói encontra um Mentor que o motiva e fornece dons para a aventura.
Estágio Cinco: Travessia do Primeiro Limiar Herói enfrenta os guardiões entre seu mundo comum e o mundo da aventura.
Estágio Seis: Testes, Aliados, Inimigos Herói conhece o mundo especial, suas regras, amigos, inimigos e enfrenta diversos testes.
Estágio Sete: Aproximação da Caverna Oculta Neste momento o herói