analise do filme rei leão
Se fosse para descrever todos os símbolos e arquétipos que aparecem no Filme Rei Leão passaria muito tempo, mas tentarei aqui passar os símbolos e arquétipos mais evidentes que contém neste filme.
A primeira musica nos remete a crer que este caminho até o sol que fala em um trecho da musica, seja o caminho até o self.
Quando o líder espiritual e grande mestre unge a testa do leãozinho e o eleva apresentando-o para a corte dos animais, nos leva a lembrar do batismo católico, onde o padre unge a testa do batizando com um óleo especial, parece também que Rafik havia preparado aquele unguento há tempos esperando por este momento logo após essa unção, Rafik ergue o leãozinho para apresenta-lo, também nos lembra de quando o padre ergue o recém-batizado e o apresenta ao povo e diz eis agora o novo filho de Deus.
Outra coisa que chama a atenção também é quando Musafa chama Simba e explica que tudo aquilo que o sol toca em breve será seu reinado há, porém um local que Simba não deve ir, remete-nos ao jardim do Éden, onde Adão e Eva podem comer de todas as árvores menos de uma e se comerem desta árvore serão expulsos, assim como se Simba for onde o sol não toca será castigado.
Quando Zazu o informante traz informação do submundo, nos remete a crer que algo guardado no inconsciente floresce e traz informação a nível de consciência.
Sarabi mãe de Simba, é o próprio arquétipo de grande mãe.
Ainda no começo do filme nos remete um parâmetro entre a monarquia e a chegada até o Self. Pois na época monárquica se subentendia que o rei estava a frente da psique e todos acreditavam nisto, todos os animais se curvam e subindo uns nos outros elevam Simba, formando assim uma grande torre onde o centro e o cume desta torre seria o Self e o Self ou o futuro rei esta acima de tudo e de todos.
Mas Simba ainda vive com o arquétipo de Puer, apesar de estar vislumbrado com a ideia de ser rei um dia por enquanto a vida é somente uma grande diversão, e