O Herói
Os heróis são o símbolo de esperança, transformação, persistência e determinação, principalmente em filmes hollywoodianos, onde este, na grande maioria das vezes, alcança seu objetivo, ainda que sofra um pouco para ultrapassar determinadas dificuldades durante sua jornada. Em seu livro “O Herói de Mil Faces”, Joseph Campbell resumiu a jornada do herói em algumas etapas básicas: Partida, separação Mundo cotidiano Chamado à aventura Recusa ao chamado Ajuda sobrenatural Travessia do primeiro limiar Barriga da baleia Descida, iniciação, penetração Estrada de Provas Encontro com a Deusa A mulher como tentação Sintonia com o Pai Apótese Grande conquista Retorno Recusa do retorno Vôo mágico Resgate de dentro Travessia do limiar Retorno Senhor de dois minutos Liberdade de viver
“Mundo comum” - é o ambiente seguro do herói, o mundo (ou sociedade, ou situação) ao qual ele está ambientado, seu cotidiano, enfim, o lugar onde ele está cercado por coisas que conhecem e fazem parte de seu dia-a-dia. A situação " normal" de vida do herói é mostrada ao público antes de que este seja chamado ao " mundo especial", um lugar estranho para o personagem, um lugar (ou sociedade ou situação) ao qual ele terá que se adequar.
“Chamado à aventura” - o herói se depara com um desafio e precisa decidir se o enfrenta ou não. O protagonista pode tomar conhecimento de algum problema em sua vida, com sua família, com sua saúde ou com seu trabalho. Tal problema (alguns chamam de conflito) pode ser interno ou externo; pode ser um drama psicológico, onde o herói trava uma verdadeira batalha entre dois lados, dois desejos ou duas necessidades da mesma pessoa (e nesse caso o protagonista passa a ser seu próprio antagonista), algo que fará com que ele lute até o fim, até decidir o que será melhor para ele, o que é “mais certo” ou até mesmo politicamente correto. O chamado à aventura dá rumo à história e deixa claro qual é o objetivo do herói.
“Recusa ao