Relatorio de Carboidratos
Relatório de Carboidratos
São Paulo 2013
2º semestre
Faculdades Metropolitanas Unidas
Nutrição
São Paulo 2013
2º semestre
1. Introdução
1.1 Carboidratos
Os carboidratos também chamados de açúcares ou glicídios,são considerados fonte primordial de energia para os seres vivos, e também apresentam grande importância biológica do ponto de vista estrutural e metabólico.
A fórmula de um carboidrato é representada por (CH2O), apresenta em sua composição carbono,hidrogênio e oxigênio.
São classificados como açúcares pois os carboidratos presentes na alimentação, como glicose, sacarose e a frutose, dão a característica doce aos alimentos.
O tipo mais comum de carboidratos é representado pelos monossacarídeos, e dois desses ocorrem em forma livre na natureza, sendo eles a glicose e a frutose.
1.2 Glicose
A glicose é um monossacarídeo usado pelo organismo como principal fonte de energia e é considerado de maior importância na alimentação do ser humano.
A glicose pode ser encontrada no amido, nas uvas e outras frutas muito doces.
O organismo humano utiliza apenas a quantidade necessária de glicose, a parte excessiva é armazenada no fígado e transformada em glicogênio. O excedente de glicogênio é enviado para a corrente sanguínea.
O nível de glicose no sangue é controlado pelo pancrêas. A insulina produzida pelo pancrêas tem a função de transformar glicose em energia. O alto nível de glicose que permanece no sangue (hiperglicemia) pode ser um indicativo de diabetes.
Um pessoa com o consumo excessivo de alimentos com taxa elevada de glicose está sujeita a diversas enfermidades.
A Diabetes Mellitus é a doença mais comum causada pelo o aumento ou a baixa do nível de glicose no organismo.
O excesso de glicose no sangue também pode ser transformado em triglicerídeos e armazenado em forma de gordura, resultando em obesidade, doenças cardiovasculares, etc.
2. Objetivo