Relatorio Carboidratos
2º Entender a estrutura, a classificação e a função dos carboidratos.
Uma família de carboidratos inclui carboidratos simples (açúcares) e carboidratos complexos (amidos e fibras). Os carboidratos simples são:
Monossacarídeos: açúcares simples.
Dissacarídeos: açúcares compostos por pares de monossacarídeos.
Oligossacarídeos: pequenas cadeias de monossacarídeos (sua classificação diverge, porém a melhor definição seria “nem tão simples nem tão complexo”).
Os carboidratos complexos são:
Polissacarídeos: grandes moléculas compostas por cadeias de monossacarídeos.
Para entender a estrutura dos carboidratos, é importante observar as unidades das quais ele é feito, lembrando que seus elementos são: carbono, hidrogênio e oxigênio. É conveniente ressaltar que o carboidrato é um composto orgânico, pois contém carbono, e para entender química orgânica, antes de qualquer coisa, é preciso saber quantas ligações químicas cada átomo faz com outros átomos. O carbono faz 4 ligações, o hidrogênio 1 e o oxigênio 2 (explicação baseada na camada de valência).
Os carboidratos simples
Monossacarídeos
Os monossacarídeos podem ser conceituados como moléculas orgânicas cuja fórmula empírica seria (CH2O) n, ou seja, uma razão molecular de 1:2:1 entre C, H, O, na qual o 3 < n < 6 (o n está entre triose e hexose).
Os monossacarídeos possuem 3 tipos de classificações divergentes, a primeira baseada na localização da carbonila (radical orgânico divalente (-CO-), encontrado em aldeídos e cetonas), a segunda baseada no número de