Relatório carboidratos
Resumo - Este relatório apresenta os experimentos de higroscopicidade, solubilidade, determinação de açúcares efeito redutor em diferentes tipos de carboidratos: farinha de trigo, amido de milho, leite em pó, glicose, frutose e sacarose. Com os resultados obtidos, é possível ter maior compreensão dessas características dos diversos carboidratos.
Introdução
Os carboidratos perfazem a mais abundante classe de biomoléculas da face da Terra. Sua oxidação é o principal meio de abastecimento energético da maioria das células não fotos sintéticas. Além do suprimento energético, os carboidratos atuam como elementos estruturais da parede celular e como sinalizadores no organismo. (INFOESCOLA, 2013)
Carboidratos são poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas ou substâncias que liberam tais compostos por hidrólise. O termo sacarídeo é derivado do grego sakcharon que significa açúcar. Por isso, são assim denominados, embora nem todos apresentem sabor adocicado. O termo carboidratos denota hidratos de carbono, designação oriunda da fórmula geral (CH2O)n apresentada pela maioria dessas moléculas. Podem ser divididos em três classes principais de acordo com o número de ligações glicosídicas: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. (SÓ NUTRIÇÃO, 2013) Este experimento aborda algumas características de diferentes carboidratos, ao passo que tais características são de grande valia no que diz respeito a alimentos, pois os carboidratos estão presentes na maior parte destes.
Metodologia
Solubilidade
Para determinação da solubilidade foram colocados em diferentes tubos de ensaio, aproximadamente 0,5 g (suficiente para cobrir o fundo côncavo do tubo de ensaio) de cada uma das amostras de açúcares e foi adicionado 1,0 mL de água. Após foi agitado e observado. Depois foi repetido os testes com água quente e ácido sulfúrico diluído quente.
Higroscopicidade
Para determinação da higroscopicidade foi pesado em