Rel Final 2
Para definir-se o mercado financeiro deve-se antes apresentar os participantes do mesmo, são todos aqueles que se comprometem por meio de determinado contrato com base motivacional econômica ou financeira. Simplificado em três participantes principais: famílias, estado e empresas.
Os motivos pelos quais as pessoas se inserem nesse tipo de mercado são: financiamento a baixo custo; aquisição de ativos de alta rentabilidade; cobrir dividas geradas pelo funcionamento normal dos negócios; complementação estratégica na administração de ativos e passivos a curto prazo; facilita a entrada em mercados fechados e qualificação em caráter especulativo.
O Sistema Financeiro Nacional é formado por instituições que tem como finalidade intermediar o fluxo de recursos entre investidores e poupadores. As instituições formadoras do SFN podem ser agrupadas em: Autoridades monetárias e Instituições Financeiras.
O Sistema Financeiro Nacional é constituído: Conselho Monetário Nacional; do Banco Central do Brasil; Banco do Brasil S.A.; Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e demais instituições financeiras públicas e privadas.
Por definição, o mercado financeiro, é um espaço, ou foro que negociadores de fundos, tomadores de empréstimo e investidores, podem negociar livremente. Diferente dos investimentos em instituições (bancos), em que os investidores, no caso, poupadores, não sabem onde o dinheiro está investido. Nos mercados financeiros, os investidores sabem exatamente onde está investido seu dinheiro. Existem quatro mercados, que refletem as necessidades principais dos participantes do mercado financeiro, são eles: o mercado monetário, de crédito de câmbio e de capitais. No mercado de crédito, são negociadas as transferências de saldos financeiros, disponíveis e demandadas à curto e médio prazo, que podem ou não ser intermediados por bancos. O mercado de capitais lida com a captação (compra) de recursos presentes na economia, para complementar o