Refletir sobre as vantagens e desvantagens do VPL e da TIR
Módulo: Modulo 4
Atividade: vantagens e desvantagens do VPL e da TIR
Título: Refletir sobre as vantagens e desvantagens do VPL e da TIR
Aluno: Alexandre Cotegipe Farão
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: Turma 285
Introdução
Investimentos podem ser definidos de um modo geral, como aplicações de recursos que visam produzir em certo tempo algum retorno capaz de compensar pela privação ao seu uso durante determinado período. Este presente trabalho abordou os principais tipos de métodos de avaliação de investimentos (Payback, TIR e VPL), compreendendo seus conceitos metodológicos e suas aplicações como ferramenta para auxílio na tomada de decisões dentro do contexto organizacional.
1. A Taxa Interna de Retorno (TIR), em inglês IRR (Internal Rate of Return), é uma taxa de desconto hipotética que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, seja igual aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente. O conceito foi proposto por John Maynarde Keynes e forma a classificar diversos projetos de investimento: os projetos cujo fluxo de caixa tivesse uma taxa interna de retorno maior do que a Taxa minima de Atratividade deveriam ser escolhidos.
A TIR é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento (valor presente) com os seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa. Sendo usada em análise de investimentos, significa a taxa de retorno de um projeto.
Utilizando uma calculadora financeira, encontramos para o projeto P uma Taxa Interna de Retorno de 15% ao ano. Esse projeto será atrativo se a empresa tiver uma TMA menor do que 15% ao ano. A solução dessa equação pode ser obtida pelo processo iterativo, ou seja "tentativa e erro", ou diretamente com o uso de calculadoras eletrônicas ou planilhas de cálculo.
A taxa interna de rentabilidade (TIR) é a taxa de atualização do projecto que dá oVAL nulo. A TIR é a taxa