Matematica Financeira VPL TIR
Módulo:
Atividade:
Título: Análise de investimentos por meio dos métodos VPL e TIR
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma:
Introdução
Em diversas situações nos defrontamos com oportunidades de investimentos que nos exigem avaliar se as mesmas são viáveis ou não.
Como forma de ajudar nesse processo de decisão sobre a viabilidade de um projeto ou investimento, existem métodos de avaliação econômica. Exemplo disso é o uso de cálculos do Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR).
Justificativa
Para que se possa tomar a melhor decisão na hora de investir em um capital, é necessário apreender a maneira de cálculo e, mais que isso, é necessário ser capaz de interpretar os resultados.
Dentre os métodos mais conhecidos e utilizados estão o do Valor Presente Líquido (VPL) e o da Taxa Interna de Retorno (TIR). Tais métodos, uma vez assimilados, nos propiciam avaliar, do ponto de vista financeiro, a melhor viabilidade de certo investimento.
Desenvolvimento
O VPL consiste na diferença entre o valor investido e o valor regatado ao fim do investimento, trazidos ao valor presente. O VPL fornece um dado numérico capaz de refletir no presente (ou seja, antes de iniciar a execução do projeto) a sua viabilidade financeira.
Como vantagem do método do Valor Presente Líquido podemos citar o fato de que ele indica o valor adicionado caso o investimento seja realizado.
Além disso, dentre outras vantagens cabe apontar que o modelo: é capaz de ser utilizado em qualquer fluxo de caixa; é uma medida que tem um único resultado; e, é possível somar os Valores Presentes Líquidos de projetos individuais.
Por outro lado, como desvantagens do referido modelo podemos citar que o mesmo: não nos entrega uma taxa, e sim um valor monetário; é necessário saber a taxa mínima de atratividade e essa, caso seja mal aferida, pode modificar o valor do VPL e, por conseguinte, a viabilidade do projeto ou investimento.
Na TIR: a taxa de juros