VPL e TIR - Vantagens e Desvantagens
Módulo: 4
Atividade: atividade individual 2.2.1 – MÓDULO 4
Título: VPL E TIR: Vantagens e devantagens
Aluno:
Disciplina: MATEMÁTICA FINANCEIRA
Turma: MFPOS_T0258_0413
Introdução
Existem dois critérios usados para tomadas de decisão sobre projetos de investimentos: VPL e TIR (Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno, respectivamente).
Abordarei a definição de cada um deles e as vantagens e desvantagens de utilizá-los – de maneira que possam sempre auxiliar na tomada de decisão, fornecendo dados verificáveis e fiéis para que não existam erros em investimentos.
Justificativa
É absolutamente importante conhecer e entender os conceitos, pois problemas como inversão de sinais, má interpretação de taxas e valores, podem gerar prejuízos ao investidor.
Ter atenção na execução dos cálculos é fundamental, pois destes cálculos que se terá a certeza do sucesso ou não da operação desejada. Estes indicativos são os mais utilizados, e principalmente o VPL – pois é mais simples e tem características interessantes.
Quanto ao TIR, por se tratar de um cálculo que além de depender de outros conceitos (como a TMA – Taxa mínima de atratividade) é mais difícil, deve ser escolhida para uso apenas para quem domina a área. Mas vamos às definições logo abaixo. Desenvolvimento
Mas afinal, o que é o Valor Presente Líquido?
VPL é um indicador numérico capaz de refletir o valor presente – ou seja, antes de dar início à execução de um projeto, ele mostra sua viabilidade financeira. Trata-se da medida exata do possível lucro ou prejuízo, com o valor de hoje, que o investimento trará.
Indicando de maneira mais prática, o VPL é a diferença entre o valor e o custo de um projeto. E este resultado deve ser maior que zero para que o projeto seja lucrativo.
Pois se, por exemplo, no VPL de um projeto pessoal seja -10, significa que o custo é mais alto que o valor do projeto. Caso o VPL, nesse mesmo exemplo, seja +10, significa que