TIR e VPL - Vantagens e Desvantagens
Verificaremos entres as duas principais formulas a viabilidade de um projeto, analisando nelas a previsão de retorno e suas principais diferenças. Apesar de não serem as únicas formas de se verificar a viabilidades de projetos ou investimentos estas são as principais formas.
Justificativa Na analise de investimentos e projetos através do VPL- Valor Presente Líquido e do TIR – Taxa Interna de Retorno é possível prever uma futura conduta de valores para a tomada de decisões entre as possíveis opções. Entre as duas existem diferenças e na TIR ressalta-se a necessidade de atenção para o uso com cautela e pontos negativos.
Desenvolvimento
A Fórmula do VPL – Valor Presente Futuro representa para o analista um levantamento, que representa o valor retorno, lucro ou prejuízo, usando-se uma taxa de desconto do capital, ou seja, a relação de custo do projeto em relação ao valor total gerado no fluxo de caixa do projeto e a taxa de desconto do capital.
Presume-se que tal investimento tem a capacidade de gerar determinados fluxos de caixas, levando em consideração neste calculo o retorno mínimo esperado para os fluxos de caixa.
No VPL verificamos que uma empresa pode gerar ou não benefícios durante dado período. Para uma representação positiva onde um VPL é positivo considera-se que quanto mais alto o valor, maiores serão os possíveis resultados do projeto. Apurando um valor negativo pode-se verificar a inviabilidade de um projeto.
(1)De acordo com Stulz1, o efeito no risco total da empresa pode ser analisado através de técnicas estatísticas, tais como CFaR (cash flow at risk) e VaR (value at risk). Dessa forma, permite-se responder a questões como, por exemplo: “a adição do projeto aumenta a probabilidade de a empresa entrar em financial distress?” ou “qual o nível tolerável de volatilidade para o projeto?”. A aplicação dessas técnicas explica, por exemplo, o racional para contratação de seguros. Tipicamente, o valor esperado da perda