Vantagens e Desvantagens do VPL e da TIR em Projetos
Módulo: 4
Atividade: 2.2.1
Título: Vantagens e Desvantagens do VPL e da TIR em Projetos
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma:
Introdução
Hoje em dia num ambiente empresarial é necessário se manter competitivo, para isso ocorrer é necessário, entre outras coisas, se manter atuante e ativo no mercado, com isso surge à necessidade que ocorra o investimento no crescimento da empresa, dando condições para ela se manter no mercado.
Como todo o investimento ocorre aplicação financeira ou de outros recursos, o mesmo não pode ser feito sem uma devida análise e planejamento, para isso é necessário que se saiba quais serão seus possíveis resultados futuros, justificando assim seu custo e se sua implementação trará lucros no futuro para a empresa.
Justificativa
Analisaremos duas decisões para um investimento, são elas o Valor Presente
Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR), com isso veremos técnicas para a avaliação da situação econômico-financeira do empreendimento, ajudando assim em tomadas de decisões futuras.
Desenvolvimento
Vamos iniciar com o Valor Presente Líquido, conhecido como VPL em português e em inglês VAL ou NPV. Serve para comparar investimentos iniciais com retornos futuros, muito utilizado no estudo de viabilidade de um projeto ou novo negócio, mostrando assim se é mais vantajoso investir no projeto do que deixar o dinheiro investido. É o calculo de quanto os futuros pagamentos somados a um custo inicial estariam valendo atualmente, lembrando-se de considerar o valor do dinheiro no tempo. O VPL é definido como o somatório dos valores presentes dos fluxos estimados de uma aplicação, calculados a partir de uma taxa dada e de seu período de duração. Os fluxos estimados podem ser positivos ou negativos, de acordo com as entradas ou saídas de caixa. A taxa fornecida à função representa o rendimento esperado do projeto. Caso o VPL encontrado no cálculo seja negativo, o retorno do