Vantagens e Desvantagens do VPL e TIR como critério de análise de projetos de investimentos
Módulo: 4
Atividade: 2
Título: Refletir sobre vantagens e Desvantagens do VPL e TIR como critério de análise de projetos de investimentos
Aluno: Amanda Lirangi Motta
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: 20
Introdução
Para que se possa analisar um projeto de investimento, existem mecanismos financeiros que permitem comparar propostas, saber a viabilidade do projeto, saber qual o lucro ou prejuízo será obtido deste investimento. As duas estratégias que serão apresentadas abaixo é o Valor Presente Liquido (VPL), que determina o retorno em ativo que um investimento pode trazer, e a Taxa Interna de Retorno (TIR), que é a taxa que relaciona o valor investido com o resgatado ao final.
Justificativa
É de extrema importância para qualquer tipo de investidor (seja como pessoa física, empresa, órgãos do governo) conheça os métodos de análise de projetos de investimentos, mesmo que não seja o responsável por tomar a decisão, deve-se entender o mecanismo de funcionamento e todos os cálculos envolvidos para saber reconhecer um possível erro ou equivoco por parte de seu consultor ou funcionário. Os critérios estudados a seguir são de simples entendimento e dentro de algumas condições, permitem diversas comparações.
Desenvolvimento
Valor presente Liquido:
O VPL consegue calcular qual será o lucro (ou prejuízo) que um certo investimento trará ao investidor. Esse critério se utiliza da fórmula abaixo para fazer a “mudança do valor do dinheiro no tempo” (CASADO, 2011).
Depois de feito o calculo, a forma de se analisar é simples. Se o VPL for maior que zero, o investimento já é lucrativo e vale a pena, pois dará lucro. Se for menor que zero, o investimento trará prejuízo por isso não é viável.
No momento que alguém ou alguma organização decide fazer um investimento, deve definir a taxa de mínima de atratividade (TMA), essa é a taxa mínima a ser aplicada para que o projeto seja vantajoso para esse