Refletir sobre as vantagens e desvantagens do VPL e da TIR como critérios para análise de projetos de investimento.
Vimos durante todos os módulos dessa disciplina, formas de gerenciar uma empresa do início ao fim, seja para abrir uma empresa, conseguir capital, manter a operação, controlar fluxos de caixa, obter duplicatas, entre outros. Por fim, acredito que este módulo é o mais importante, pois trata da principal questão antes de abrir uma empresa. O porquê, principalmente do ponto de vista financeiro. Vale mais pena investir ou aplicar o dinheiro? A taxa de retorno que obterei através da empresa é a esperada?
Para responder essas perguntas há dois critérios que nos auxiliam a analisar um investimento, que são o VPL (valor presente líquido) e o TIR (taxa interna de retorno). Ainda para análise de viabilidade, utilizamos o TMA (taxa mínima de atratividade).
Justificativa
A VPL é utilizada para calcular o valor de um projeto baseado em seu lucro líquido (ao longo dos períodos) e também no investimento inicial. Através da VPL é possível optar se vale a pena investir em um projeto que retornará x no período y, ou aplicar o dinheiro em um fundo de investimento a uma taxa z, que retornará no mesmo período o valor x.
Já a TIR, diferentemente da VPL, apresenta o cálculo em porcentagem (que posteriormente será usada juntamente com o TMA) de um investimento, ou seja, qual o retorno que terei se aplicar meu dinheiro em um investimento A TIR é baseada nos fluxos de caixa dos períodos e no custo inicial do investimento.
Como disse acima, a TIR é utilizada em conjunto com a TMA, que define a taxa mínima que um investimento deve atingir, ou seja, a taxa de retorno de um investimento deve ser maior que a taxa mínimo, dessa forma o seu investimento terá lucro.
Desenvolvimento
Bem, agora com os conceitos explicados vamos a alguns casos. Suponha que eu precise calcular o valor de um determinado projeto que custou inicialmente R$100.000 e deve me pagar R$10.000 mensais por um ano. A taxa de desconto (juros) praticada no mercado é de 5% ao mês. Sendo assim, o valor