Vantagens e desvantagens do VPL e da TIR como critérios para análise de projetos de investimento
Módulo: 4 Atividade: 2
Título: Vantagens e desvantagens do VPL e da TIR como critérios para análise de projetos de investimento
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira Turma: PosAdm40
Introdução
Para avaliar um projeto é fundamental organizar corretamente o seu fluxo de lucros e prejuízos. Depois, a informação do projeto deve ser processada, com o objetivo de determinar se sua execução é ou não conveniente.
Este processamento de informação nada mais é do que o cálculo dos indicadores de rentabilidade ou viabilidade. É importante considerar que o fluxo relevante para calcular os indicadores é o dos benefícios e dos custos do projeto, ou seja, o fluxo derivado das diferenças positivas e negativas entre a situação otimizada com o projeto e sem ele.
Apesar de úteis, estes indicadores, por melhores que sejam nunca substituem a qualidade do fluxo. Se os custos e benefícios estiverem mal estimados, os indicadores não terão nenhuma utilidade.
A partir de dois indicadores muito importantes podemos decidir sobre que investimento fazer: o VPL (Valor Presente Líquido) e o TIR (Taxa Interna de Retorno).
Justificativa
A análise de investimento tem o propósito de estudar todo o capital investido em um determinado projeto e mapear os seus resultados futuros.
Segundo Megliorini & Vallim (2009) análise de investimento é o modo de antecipar, por meio de estimativas os resultados oferecidos pelos projetos. Empregar um conjunto de técnicas que possibilitem comprovar os resultados de diferentes alternativas e auxiliar a tomada de decisões.
Assaf Neto (2009) complementa que os métodos quantitativos de análise econômica de investimentos podem ser classificados em dois grandes grupos: os que levam em conta o valor do dinheiro no tempo e os que consideram essa variação por meio do critério do fluxo de caixa descontado. Em razão do maior rigor conceitual e da importância para as decisões de longo prazo, dá-se atenção preferencial para os