Vantagens e Desvantagens da VPL E TIR
As empresas independentemente do tamanho sempre necessitam avaliar seus projetos de investimento, porém como fazer isso na prática de forma segura e eficiente? O fato é que os métodos para realizar essa avaliação não levam em conta à intuição ou apenas a experiência do administrador. Tal exercício envolve os mais sofisticados modelos matemáticos. No cotidiano particular e pessoal de um cidadão não é diferente, é difícil de encontrar um brasileiro que não almeje ter um automóvel próprio. Se pudessem todos teriam, mas com o elevado valor dos veículos e das altas taxas de juros, a aquisição do carro próprio fica um pouco distante para a maioria dos interessados.
Mas vamos supor que a situação esteja melhorando e que você já possa se planejar para compra do seu tão desejado carrinho, ou então trocar de carro por outro ainda melhor.
Justificativa
O objetivo de um investimento e gerar um rendimento para o investidor. Para isso precisamos saber se um investimento é viável ou não, e ainda, frente a dois investimentos precisamos saber qual é mais vantajoso, ou seja, qual trará melhor rentabilidade. Estudaremos dois métodos para análise de rentabilidade: Método do Valor Presente e Método da Taxa Interna de Retorno.
Dessa forma, o estudo vai ajudar algumas situações presentes no cotidiano das pessoas, como por exemplo, um financiamento de carro, pois todas as movimentações financeiras são baseadas na estipulação prévia de taxas de juros.
Desenvolvimento
Segundo os dados informados queremos o valor da prestação mensal de um financiamento de R$ 16.000,00, no qual a taxa de juros é 2,99% a.m. e 6 é o número de parcelas do financiamento:
A primeira providência é calcularmos o coeficiente de financiamento:
Visto que o coeficiente de financiamento é igual a 0,184536322, basta multiplicarmos os R$ 16.000,00 financiados por este coeficiente:
PMT = PV . CF = 16.000,00. 0,184536322 = 2.952,53 (prestação)
Logo: 2.952,58