Juros Simples e Composto
Este trabalho visa abordar os pontos positivos e negativos dos regimes de capitalização existentes, no que tange a aplicação e captação de recursos no dia a dia das empresas. Para isto vamos neste, refletir sobre os conceitos preliminares da matemática financeira.
O custo do dinheiro no tempo, as operações financeiras, juros, os pontos positivos e negativos dos regimes da capitalização e analisar qual regime de capitalização é mais adequado à aplicação e à captação de recursos pela empresa.
Justificativa
O ponto em questão é de grande importância para que possamos aprender a forma como se dão as operações financeiras, analisando os conceitos de juros simples e compostos, o que me possibilitará entender e analisar melhor a transformação do valor do dinheiro no tempo.
Esta transformação só pode ser feita a partir da determinação dos juros, ou seja, do custo do dinheiro ao longo do tempo, o que será possível apontar uma resposta mais apropriada para os dois quesitos que devem ser analisados, no dia a dia das empresas, os quais se referem a:
• Apontar os pontos positivos e negativos dos regimes de capitalização – simples e composta;
• Determinar qual o melhor regime de capitalização para captação e aplicação de recursos;
Desenvolvimento
Conforme mencionado acima em muitas situações de investimento ou financiamento é comum a ocorrência de fluxos de caixa irregulares no tempo; Estes fluxos podem estar associados, por exemplo, a um projeto de investimento ou a uma sucessão de pagamentos de valores distintos. Nestes casos, aplicamos os conceitos básicos de avaliação de fluxos de caixa, tais como:
• Valor Presente Líquido (VPL);
• Taxa Interna de Retorno (TIR);
Porém antes de apontar as vantagens e desvantagens é preciso entender o funcionamento das duas ferramentas de análise.
Valor Presente Líquido (VPL) - O Valor Presente Líquido (simplesmente VPL ou NPV, do inglês Net Present Value) representa a diferença entre os Fluxos de Caixa futuros