Juros simples e juros compostos
Módulo: 2
Atividade: 1
Título: Diferenças entre capitalização simples e capitalização composta
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma:
Introdução
Esta atividade tem como objetivo a comparação entre capitalização simples e composta, conceituar o termo ‘’juros’’ e evidenciar suas diferenças com um exemplo numérico para cada uma.
Justificativa
O estudo da matemática financeira é direcionado para o crescimento do capital com objetivos de maximizar o lucro. É essencial para auxílio na tomada de decisões financeiras, sendo no ambiente empresarial ou em nossa vida pessoal. A importância sobre o tema aumenta cada vez mais, pois o crescente desenvolvimento econômico global trás consigo a necessidade de conhecimento das diversas opções de investimentos e aplicações do capital.
Desenvolvimento
Juros é uma taxa paga em relação ao tempo de uso de um capital (valor aplicado através de alguma operação financeira) de empréstimo. Portanto, quando a quantia emprestada for paga, será acrescido um valor para remuneração do dinheiro empregado.
Com isso, existem duas modalidades de juros: simples ou compostos. A grande maioria das operações financeira utiliza juros compostos: compras com cartão de crédito, empréstimos bancários, etc. O uso de juros simples é menos utilizado, geralmente para operações de curtíssimo prazo.
A taxa de juros normalmente é representada de forma percentual, seguida de uma especificação do período de tempo a que se refere. Ex.: 8 % a.a. - (a.a. significa ao ano).
Pode também ser representada de forma unitária. Ex.: 0,08 a.a.
Regime de juros simples: quando o percentual de juros incidirem apenas sobre o valor principal. A base de cálculo não se altera ao longo do tempo. ‘’Os juros gerados em cada um dos períodos são registrados, mas só serão pagos ao final da operação financeira; ou seja, somente ao final da operação financeira os juros devidos são agregados ao capital inicial para