juros simples e juros compostos
Módulo:2
Atividade: 4.2.1 atividade individual
Título: Juros simples e compostos
Aluno: Luiza Gonçalves de Freitas
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: 27N
Introdução
Na capitalização de juros simples, os juros são calculados sempre pelo valor inicial ou valor presente. O capital cresce de forma linear, seguindo uma reta. Ela só é recomendada para aplicações de curto prazo. (KUHNEN, 2008). A explicação do autor quer dizer que os juros simples crescem de forma mais lenta e são calculados pelo valor inicial.
Na capitalização composta, os juros produzidos num período serão acrescidos ao valor aplicado e no próximo período também produzirão juros, formando o chamado juros sobre juros. O capital cresce de forma geométrica. (KUHNEN, 2008). A explicação do autor quer dizer que os juros compostos acumulam dinheiro mais rápido e o cálculo é feito com base nos juros do mês anterior.
Justificativa
Exemplo de capitalização simples: Você conseguiu juntar R$ 10.000,00 para fazer uma viagem internacional. Colocou esse dinheiro para render a uma taxa de juros de 10% ao ano e só irá retirar esse valor em 1 ano. Qual será o valor futuro?
Exemplo de capitalização composta: Ricardo ficou sem dinheiro para pagar a mensalidade da escola de seu filho. Passando dois anos chegou uma cobrança no valor de R$ 1.210,00. Sobre o valor inicial da dívida foi aplicado uma taxa de juros de 10% ao ano, capitalizados de forma composta por 2 anos. Quanto Ricardo estava devendo a 2 anos atrás?
Desenvolvimento
Resposta exemplo 1:
VF=VP+VPXIXN
VF=10.000+10.000X0,1X1
VF=11.000
Foi usada essa fórmula pois precisamos saber o valor futuro que teremos dentro de 1 ano. Para saber o valor futuro precisamos calcular juntamente com o juro simples. A fórmula de juros simples é essa: Juros = VPxIxN.
Assim em 1 ano terei um rendimento de 1.000 reais de juros simples totalizando 11.000 reais para a viagem.
Resposta