Ser Ético ou ser Profissional
Alana Gabriela Lazzaretti¹
Bruna Letícia Borges Bigaton¹
RESUMO
Este artigo aborda o assunto ético profissional onde são apresentadas as principais discussões em relação em ser ético no trabalho e as consequências desta decisão. O tratamento do tema ocorreu a partir de consulta de alguns artigos publicados referente a este tema e em livros que definem a ética e seu propósito. Foram utilizados artigos de assuntos cotidianos e notícias que envolvam discussões referentes ao tema. O trabalho pretende se tornar um documento de consulta referente ao seminário apresentado para a turma e uma forma de relatório do mesmo para os acadêmicos da turma de Administração 1º ano de 2013 da Universidade Estadual do Oeste do Paraná campus Francisco Beltrão.
Palavras-chave:Ética Profissional. Seminário. Administração. Ser Profissional. Ser Ético. Unioeste. Francisco Beltrão. Ética. Empresa.
1 INTRODUÇÃO
É possível ser ético sem ser profissional? É possível ser profissional sem ser ético? Perguntas como estas vem intrigando colaboradores de diferentes organizações quando estes se deparam com situações em que os seus valores tendem a ser violados pelo o que a organização considera ético ou não.
A ética empresarial irá analisar o que diz respeito a regras, padrões e princípios morais sobre o que é certo ou errado em situações específicas.
2 O QUE É SER ÉTICO
2.1 ÉTICA
Ética é a ciência de estudo do comportamento moral dos homens em sociedade. Neste sentido, a moral é o objeto da ética sendo esta a ciência. Enquanto ciência, a ética possui objeto, leis e método próprios; a moral, por sua vez, trata-se do comportamento humano e de seus costumes.
Sendo ética uma ciência e moral um objeto de estudo da mesma, José Renato Nalini (2008) define como ética a ciência dos costumes. Pois é esta ciência que procura extrair dos fatos morais os princípios gerais a ele aplicáveis.
O que define a ética e consequentemente a moral são os princípios,