contabilidade
Passo 1
ATIVO
Compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.
No Balanço Patrimonial o Ativo está dividido em:
Ativo Circulante: Dinheiro em caixa ou em bancos; bens, direitos e valores a receber no prazo máximo de um ano, ou seja, realizável a curto prazo, (duplicatas, estoques de mercadorias produzidas, etc.); aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte.
Ativo Diferido: Subgrupo de contas de despesas pré-operacionais e os gastos de reestruturação que contribuiriam, efetivamente, para o aumento do resultado de mais de um exercício social e que não configurem tão-somente uma redução de custos ou acréscimo na eficiência operacional.
Ativo Não Circulante: São incluídos neste grupo todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade. O Ativo Não Circulante será composto dos seguintes subgrupos:
• Ativo Realizável à Longo Prazo
• Investimentos
• Imobilizado
• Intangível
Passo 2
A Disciplina Teoria da Contabilidade veio concerteza ajudar os graduandos
Para exemplificar a natureza de uma teoria, ou os problemas relacionados com a sua justificação, é freqüente recordar a Teoria Geocêntrica, que colocava a Terra no centro do sistema solar, e a Teoria Heliocêntrica, em que o centro passou a ser atribuído ao Sol. Exposta esta por Copérnico, em 1543, mereceu a adesão de Galileu
Galilei (1564-1642), após observações em que a luneta óptica teve papel fundamental.
Na seqüência de escrito apoiando a teoria Heliocêntrica acabou condenado pela inquisição. O preconceito, apoiado na autoridade duma certa interpretação da
Bíblia, conduziram a um longo julgamento pela inquisição, que condenou Galileu
Galilei a declarar adesão à teoria Geocêntrica. A força da evidência resultante das