VPL E TIR
Módulo: 4
Atividade: 2.2.1 Atividade Individual
Título: Vantagens e desvantagens do VPL e da TIR como critérios para análise de projetos de investimento.
Aluno: Gabriel
Disciplina: Matemática Financeira
Turma:
Introdução Os parâmetros medidos para a avaliação de projetos de investimentos são medidos pelo VPL (Valor Presente Líquido) e/ou pelo TIR (Taxa Interna de Retorno). Analisaremos os dois métodos para analises de investimentos.
VPL (Valor Presente Líquido)
O modelo VPL segue o seguinte roteiro:
*Projete o fluxo de caixa durante toda a vida econômica do projeto.
*Determine a taxa de desconto, que deve refletir o valor do dinheiro no tempo, o custo de capital e o risco do projeto.
* Usando a taxa de desconto calcule o valor presente do fluxo de caixa projetado.
* Calcule o VPL subtraindo o valor presente do fluxo de caixa projetado (VP) do investimento inicial: VPL = VP – Investimento inicial.
*Se VPL > 0, invista no projeto.
Vantagens e desvantagens do Método VPL
Vantagens
Uma vantagem de usar o método VPL é ser capaz de determinar se o projeto vai aumentar o valor da sua empresa. O cálculo de VPL revela a quantidade de dinheiro que o projeto irá produzir, todos os capitais do fluxo de caixa são incluídos nos cálculos, O VPL pode ser aplicado em qualquer fluxo de caixa, quando tem mais de uma mudança de sinal e quando o fluxo de caixa é de um período maior que um ano.
Desvantagens
Uma desvantagem do cálculo do VPL é que ela exige que você faça projeções. Você deve estimar o valor do custo do projeto, bem como a sua renda futura além de para calcular temos que conhecer a TMA.
TIR (Taxa Interna de Retorno)
A TIR representa rendibilidade gerada por determinado investimento, ou seja, representa uma taxa de juro tal, que se o capital investido tivesse sido colocado a essa taxa, obteríamos exatamente a mesma taxa de