VPL e TIR
Módulo: 04
Atividade: Individual
Título: Métodos VPL e TIR
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: 395
Introdução
VPL – Valor Presente Líquido
Dá ao investidor os valores de hoje, como medida exata de lucro líquido e prejuízo de um investimento de valor presente. Deve ser maior que zero para que um projeto seja considerado viável.
TIR – Taxa Interna de Retorno
Taxa de retorno essencial de um projeto. Para quem não dispõe de bom conhecimento, o TIR pode não ser um bom critério, podendo conduzir conclusões erradas, Pode-se definir TIR:
Taxa interna de um retorno de projeto
Taxa máximo de custo de capital que um projeto suporta
Taxa de desconto para os fluxos de caixa de um projeto que faz o VPL ser zero.
Justificativa
VPL- Se um projeto custa mais caro do que vale não podemos investir nele, pois a diferença será um prejuízo, e se valer mais do que custa deve-se investir pois a diferença será o lucro.
TIR – Se a taxa de TIR de um projeto é maior do que a taxa de custo do capital nele alocado, devemos investir nesse projeto, pois ele retorna uma taxa maior do que a taxa de custo do capital. A diferença a mais seria o lucro. Se a TIR for menor que a taxa de custo do capital não se deve investir, pois será pago mais pelo capital do que conseguimos receber.
Desenvolvimento
VPL - Na HP 12C – NPV – Net Present Value
F NPV, respectivamente, onde f é a tecla amarela que informa na HP 12C que você quer calcular o NPV, que está em amarelo.
TIR – Na HP 12C – IRR – Internal Rate of Return
É acessada pela sequência f IRR, respectivamente onde f é a tecla amarela, que informa a HP 12C que você quer calcular a IRR, que está em amarelo.
Conclusão
VPL é fácil de se calcular quando:
Quando positivo, nos informa que a operação é lucrativa
Quando negativo, informa que vai resultar prejuízo
TIR - Já a TIR serve para determinar se um projeto será lucrativo ou não, dependendo da TIR ser maior ou menor do que a