Organização de Mercado – Formação de Cartel
Módulo: 2
Atividade: 10.2.1 – Atividade Ind.
Título: Organização de Mercado – Formação de Cartel
Aluno:
Disciplina: Economia
Turma:
Introdução
Mercados oligopolizados têm sido objeto de estudo de economistas há mais de um século.
Os oligopólios são uma forma evoluída de monopólio, no qual um grupo de empresas ou governos promove o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços. Não são exclusivamente do lado dos vendedores. Quando o número de compradores é pequeno, existe o que se chama oligopsônio, conhecido no setor de abatimento pecuário e aviário, onde os frigoríficos impõem seus preços nos criadores.
Dentro da organização de mercado oligopolista existe o cartel, que de acordo com o Ministério da Justiça é definido como “um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou quotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação”.
A metodologia deste trabalho consiste em apresentar as principais características desse cartel, as motivações para sua formação, seus problemas, os possíveis danos à sociedade e como foi identificado. Além disso, discutiremos a importância do CADE e suas principais funções e também a possibilidade de aplicação da Teoria dos Jogos neste mercado.
O primeiro capítulo apresenta a introdução deste estudo, a metodologia a ser empregada e como este trabalho está estruturado. O segundo capítulo contém a justificativa, apresentando a motivação e o objetivo do trabalho. O terceiro capítulo apresenta as principais referências da literatura sobre o tema. O quarto e último capítulo discute as principais conclusões obtidas a partir da pesquisa bibliográfica e do levantamento realizado.
Justificativa
O principal objetivo deste trabalho é refletir sobre as vantagens e desvantagens do VPL e da TIR como critérios para análise de projetos de investimento.
Considera-se que estes dois métodos ou critérios são bastante