Formação de cartéis
Módulo: 02
Atividade: Individual
Título: Organização do mercado – A formação de um cartel
Aluno: Sérgio Aparecido de Oliveira
Disciplina: Introdução à Economia Online
Turma: 383
Introdução
A formação de cartéis consiste em acordos entre empresas concorrentes que oferecem ao mercado os mesmos produtos. Os objetivos são: fixação de preços, determinação de fornecedores e acertos para decidir quem vai ganhar determinada licitação. Todas essas ações afetam o bem-estar do consumidor e em longo prazo faz perder a competitividade da economia.
A formação de um cartel é prejudicial, fazendo com que o mercado não seja eficiente. Os preços e os produtos deixam de ser determinados pelo ponto de equilíbrio entre a demanda e a oferta, implicando em preços abusivos e uma baixa produção.
A formação de cartel controla os preços e fixa uma margem de lucros para os comerciantes, geralmente, do mesmo setor, e isso também prejudica o acesso de novos entrantes. Os cartéis ocorrem em mercados onde existem poucas firmas (oligopolísticos), porém atuando como um monopólio, e envolvem produtos homogêneos.
Com relação aos acordos para decidirem quem vai ganhar determinada licitação é explícito em cidades interioranas, a prefeitura tenta fazer um trabalho sério, porém os comerciantes combinam entre si quem vai ganhar. Muitos casos uma empresa ganha e depois contrata as outras empresas que fazem parte dos acordos para dividir os negócios superfaturados. Normalmente aparecem empresas que fazem de tudo, mas na verdade elas só são uma ponte para repassarem dinheiro.
Principais características do cartel
Um cartel consiste numa organização de empresas independentes entre si, que produzem o mesmo tipo de bens e que se associam para elevar os preços de venda e limitar a produção, criando assim uma situação semelhante a um monopólio. Este tipo de acordo pode concretizar pela fixação conjunta dos preços de venda, pela divisão de mercado