Formação de Cartel
Módulo: Módulo 2 Atividade: Introdução a Economia
Título: Formação de Cartel
Aluno:
Disciplina: Introdução a Economia
Introdução
Um cartel é um grupo de empresas que formalizam um acordo de atuação no mercado de forma coordenada, visando atender interesses comuns a estes.
Geralmente o tipo de cartel mais frequente é o de empresas que produzem artigos semelhantes e que alinhando seus interesses tendem a constituir um monopólio de mercado.
As empresas que participam do cartel têm atuação independente, mas seguem regras estabelecidas pelo grupo como a divisão do mercado e a manutenção dos preços combinados.
A formação de um cartel é prejudicial à livre concorrência, pois acarreta perdas de bem-estar para os agentes econômicos, uma vez que na falta de competição dos agentes que deveriam competir, o acordo de cooperação estabelecido afeta a eficiência do mercado, e mecanismos de equilíbrio deixam de funcionar. Assim preços e quantidades ofertadas pelo cartel deixam de ser determinados pelo ponto de equilíbrio entre a demanda e a oferta. É prejudicial ao mercado, pois sua atuação elimina a concorrência, os consumidores pagam por preços construídos artificialmente e por produtos abaixo da qualidade, bem como as fontes de matéria-prima submetidas a compradores que fixam condições de compra, preços etc.
Principais características do cartel
Um dos principais entraves à concorrência, a atuação dos cartéis é uma infração à ordem econômica que traz problemas não só para o mercado, mas também para o consumidor, que pode encontrar produtos com preços de 10% a 20% mais caros do que o normal, segundo estimativas da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE.
O setor com maior número de investigações envolvendo cartéis é o de combustíveis líquidos – gasolina e álcool. De acordo com o último levantamento pela Secretaria, existem 180 denúncias de formação de cartel em trâmite na SDE. O combate aos