Formação de Cartel
Módulo: 2 - Organização do Mercado
Atividade: 10.2.1
Título: Formação de cartel
Aluno: Rik de Miranda Fonsêca
Disciplina: Introdução à Economia
Turma: PA03
Introdução
A matriz de atividade individual apresentada é sobre os acordos realizados entre empresas para o aumento de suas lucratividade, mesmo que em prejuízo dos consumidores. Tais acordos são denominados como cartel.
O objetivo da atividade é apresentar o entendimento sobre o cartel e a relação com CADE e a teoria dos jogos.
A matriz está organizada em três partes mais a conclusão e referências bibliográficas. Na primeira parte apresenta as principais características do cartel. Na segunda parte aborda a Importância do CADE. Na terceira parte explica a possibilidade de aplicação da teoria dos jogos relacionadas ao cartel e ao CADE.
Para elaboração da atividade foram realizadas pesquisas na internet e leitura do material disponível no módulo de Introdução à Economia da FGV online.
Principais características do cartel
Cartel é a prática de acordos implícitos ou explícitos realizados por empresas e que causam prejuízos aos fornecedores.
Suas principais características é a ocorrência em mercados de oligopólio, envolvendo um número pequeno de empresas, objetivam aumentar os lucros em detrimento de seus consumidores. Oliveira e Turolla (2008, p. 40) classificam o cartel em três tipos: Cartel Clássico (Tipo I), Cartel contra rivais (Tipo II) e Cartel de regras.
O Cartel Clássico são os acordos entre os concorrentes para aumentar os preços, dividir mercados ou restringir a produção.
O Cartel contra rivais é a organização de um pequeno grupo de empresas para prejudicar outros concorrentes tirando-os do mercado ou forçando o aumento de preço para que eles também possam aumentar o seu.
O Cartel de regras ocorre de forma mais discreta onde um conjunto de práticas sutis são adotas pelas empresas e tem como objetivo o aumento de preços, porém sem, necessariamente, a