Formação de cárteis
Módulo: Online
Atividade: Individual
Título: Formação de cartéis e impactos econômicos
Aluno:Renata Aparecida
Disciplina: Introdução à Econômia
Turma: POS 30 – IEPOS _ TO286_1013
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre os cartéis e seus impactos econômicos.
Definido em termos bastante amplos, é toda forma de coordenação de decisões entre empresas concorrentes, que elimine a rivalidade entre elas e busque a obtenção de lucros mais elevados do que seriam auferidos na ausência do cartel.
Essa prática iniciou durante o século XIX, na Segunda Revolução Industrial, a maioria dos cartéis acontecem nos mercados oligopolísticos, que são estruturas onde uma pequena parte de empresas domina todo o mercado, em outras palavras, as empresas que comandam essas estruturas são uma espécie de chefe, onde as outras comandadas são os funcionários.
Cartéis são os acordos explícitos ou tácitos, entre concorrentes de um mesmo tipo de mercado, isso inclui preços, produção, distribuição, quotas, visando aumentar preços e lucros em conjunto, para níveis próximos de monopólios.
Setores com maior incidência de cartéis
A maior incidência de cartéis são setores que comercializam um produto de necessidade, geralmente existem pouco concorrentes que dominam mais de 20% de um determinado mercado. Já foi deflagrado no Brasil o cartel do aço em 1994, cartéis farmacêuticos em 2005, e o de combustíveis.
No setor de combustíveis houve a maior multa já aplicada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE num caso de formação de cartel que envolveu cinco grandes empresas do ramo de gases indústrias, entre elas a White Martins que foi condenada a pagar R$2,2bilhoes do total de R$ 2,94 bilhões que somou a multa.
Consequências dos cartéis para a economia brasileira
Cartel é uma associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência. As partes entram em