A formação de um cartel
Sabemos que existem diversas práticas ilegais no mundo econômico de muitas empresas. Uma delas é o cartel, que é uma prática ilegal entre empresas do oligopólio, onde estas combinam preços entre si que prejudicam o consumidor. Desta forma, os participantes do oligopólio irão possuir um lucro maior se combinarem as estratégias do “jogo”. Agindo em um conjunto, as empresas de um cartel conseguem formar preços como se fossem monopolistas para posteriormente repartirem o lucro.
Para analisar um Cartel, um principal fator é chamado de Teoria dos Jogos. “Nessa teoria, analisa-se o comportamento de pessoas ou de empresas em situações em que há necessidade de agir estrategicamente.” (OLIVEIRA; TUROLLA, 2008).
Um dos resultados mais conhecidos desse jogo, é que dois jogadores, quando agem em conjunto, alcançam um resultado melhor.
Para a detecção de um cartel é necessária uma análise muito rigorosa e cuidadosa para a segurança de uma comprovação de ilegalidade. O órgão que regula os cartéis e os investiga é chamado de CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
Desta forma, o objetivo deste trabalho é relatar um exemplo de cartel e analisá-lo de acordo com as suas principais características, as motivações para sua formação, seus problemas, os possíveis danos à sociedade e como foi identificado. Além disso, relatar a importância do CADE e suas principais funções.
Principais características do cartel
“Condenado por formação de cartel, laboratório impedia venda de genéricos.” (Revista EXAME, 2014).
Em Agosto deste ano, o laboratório Merck, juntamente com outras empresas farmacêuticas, foram condenados pelo CADE por impedirem a venda de medicamentos genéricos e obtiveram multa de altíssimo valor.
O acordo foi feito para impedir que distribuidores de medicamentos trabalhassem com genéricos para dificultar a entrada de medicamentos genéricos no Brasil, prejudicando o mercado e os consumidores.
De acordo com a notícia apresentada, o tipo de