FORMAÇÃO DE CARTEL
Módulo: 2
Atividade: 1
Título: Estruturas de Mercado a Formação de um Cartel
Aluno: Vivian Cristina Uliana Nunes
Disciplina: Economia
Turma: 11
Introdução
Este trabalho teve por objetivo analisar alguns dos principais aspectos relacionados aos cartéis no Brasil e verificar alguns exemplos. Entender a função e importância do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e a possibilidade de aplicação da Teoria dos Jogos para inibir a pratica de formação de cartéis pelas empresas.
Principais características do cartel
Cartéis são acordos, explícitos ou tácitos, entre concorrentes de um mesmo mercado, em relação a preços, quotas de produção e distribuição, divisão territorial do mercado, visando aumentar preços e lucros conjuntamente para níveis próximos dos de monopólio. A principal característica do cartel é a combinação, o acordo, o conluio entre os concorrentes (RAMIN).
O cartel tem como seu escopo o prejuízo material à economia e claro aos consumidores que estão tendo o seu direito usurpado, contudo os prejuízos são bem maiores se pensarmos um pouco mais, com esse sistema qual empresa irá investir em inovação, desenvolvimento se estas já estão previamente acordadas a uma não concorrer com a outra, logo o prejuízo tecnológico é imenso, contudo gradativo, e por isso deixado muitas vezes de lado.
Os cartéis vão gerar com o tempo, além do aumento generalizado dos preços, um falso crescimento da economia em razão do aumento dos preços, o que ocorrerá é a diminuição do poder de compra do cidadão, infelizmente o principal fator para a formação de cartéis é a própria concorrência, caso esta seja saturada em um tipo de mercado maior será a possibilidade de que ocorra tal ilicitude, pelo fator do enfraquecimento das empresas pela grande concorrência (ARES, 2012).
A formação de carteis é mais provável em mercados com poucas firmas, relativamente homogêneas entre si, e com elevadas barreiras à entrada e