Tabela periodica
Metais de transição
A Tabela Periódica consiste em um ordenamento de elementos conhecidos de acordo com suas propriedades físicas e químicas, em que os elementos que possuem propriedades semelhantes são dispostos em colunas. Este ordenamento foi proposto pelo químico russo Dmitri Mendeleiev. Os elementos da Tabela periódica se dividem em:
Metais Alcalinos
Metais Alcalinos – Terrosos
Metais de transição
Lantanídeos
Actinídeos
Outros Metais
Não-metais
Gases Nobres
E como previsto, iremos estudar sobre Metais de Transição pertencentes ao bloco D da Tabela Periódica das respectivas famílias: 5,6,7 e 8.
Grupo 5
Vanádio V
Número atômico: 23
Massa atômica: 50,9415(1)
Ponto de fusão: 2183 K (1910 °C)
Ponto de ebulição: 3680 K (3407 °C)
O vanádio (da deusa da beleza na mitologia Escandinava "Vanadis" devido a coloração de seus compostos), foi descoberto, em princípio, por um mineralogista espanhol Andrés Manuel del Río, no México, em 1801, num mineral de chumbo. Primeiro denominou de "pancromo", devido a semelhança de sua cores com as do cromo, depois de "eritrônio" devido a coloração de seus sais (tornavam-se vermelhos quando aquecidos).
Entretanto, o químico Francês Hippolyte Victor Collet-Descotils afirmou incorretamente que era cromo impuro e Del Rio se convenceu do falso engano.
Em 1830, o químico sueco Nils Gabriel Sefström redescobriu o elemento num óxido que encontrou enquanto trabalhava numa mina de ferro e o batizou em homenagem à deusa escandinava devido aos multicoloridos compostos, o nome pelo qual é conhecido atualmente. Mais tarde, em 1831, Friedrich Woehler concluiu que este elemento se tratava do mesmo elemento descoberto em 1801 por Andrés Manuel del Rio.
O vanádio metálico foi obtido em 1867 por Henry Enfield Roscoe, que o isolou de forma quase pura mediante a redução do tricloreto de vanádio, VCl3 , com hidrogênio.
Propriedades
O vanádio é um metal de transição mole, dúctil de cor cinzenta e brilhante.