Ética e moral
Moral
Breve histórico de ética...
O significado da palavra ética vem do grego ethos, refere se ao modo de ser do individuo, ou ao caráter do ser humano.
Os filósofos gregos foram os primeiros a pensar no conceito de ética, associando-a a ideia de moral e cidadania. Como suas cidades-estados estavam em desenvolvimento eles precisavam de honestidade, fidelidade e harmonia entre seus cidadãos.
A ética faz parte de uma das três grandes áreas da filosofia, mais especificamente, é o estudo da ação, conhecimento (ciência, lógica) e valor, seja ele artístico, moral, ou científico. Ela está presente no nosso cotidiano o tempo todo, sejam nas decisões familiares, políticas, ou no trabalho.
No decorrer da história do pensamento a ética se tornou cada vez mais um assunto rico, complexo e abrangente.
Sócrates, Platão e Aristóteles são os pensadores gregos mais estudados e citados no campo da ética. Eles pregavam a virtude, o acanhamento moral e outras atitudes voltadas para a ética. De um modo geral, afirmavam que a conduta do ser humano deveria ser pautada no equilíbrio, a fim de evitar a falta de ética.
Para Sócrates, e posteriormente para Platão, submeter à luz da razão a moral estabelecida não é meramente uma atitude convencional, e sim, uma postura liberada que pretende solucionar as querelas apontando as falsas virtudes.
Para Platão, tudo o que conhecemos com existente, até mesmo os conceitos, estão em nossa mente. Da mesma forma que ele subordina o mundo sensível ao das idéias, também o faz com o bem moral ao supramoral. Nesse processo, é preciso que as virtudes sejam praticadas. Como sua teoria ética relaciona-se com a política, a razão (virtude da prudência) corresponderia aos governantes (filósofos), a fortaleza (virtude da vontade) aos guerreiros e a temperança (virtude do apetite) aos artesãos. Sua moral,assim como Sócrates e como será a de Aristóteles, é eu demonista (felicidade).
A ética de