Análise dos Cartéis no Brasil
Título: Análise dos Cartéis no Brasil
Aluno:
Disciplina: Introdução a Economia Turma:
Introdução
No Brasil está cada vez mais comum ouvir, ler e ver noticia sobre casos de cartéis. Mas o que é Cartel? Como as organizações agem e prejudicam a economia do País?
Cartel é uma organização formal ou informal de produtores dentro de um setor, que determina a politica de preços para todas as empresas que o compõem. (Manual de Economia, 2002)
Ou seja, uma ação conjunta de organizações e empresas do mesmo setor, no qual deveriam ser concorrentes, mas fixam valores de forma igual de seus produtos de modo a manter suas vendas estáveis e acima do valor de mercado.
Esta ação conjunta e cartelização estão associadas a uma diminuição da rivalidade entre as empresas. Com isso, a menor rivalidade das empresas tem a tendência de dividir as participações no mercado, determinar quantidade de produtos que irão produzir e com isso aumentar seus lucros.
Essa atitude vai contra o consumidor que é obrigado a pagar por um produto que não tem diferenciação de valor no livre comércio.
Segundo estimativa da Organização de Cooperação e Desenvolvimento econômico – OCDE os consumidores podem encontrar produtos com preços de 10% a 20% mais caros do que o normal.
No Brasil, assim como em quase todos os países onde há leis antitrustes (direito da concorrência) a formação de cartéis é considerada um crime.
Para entendermos melhor este assunto, vamos ver os setores com maior incidência de cartéis, consequências dos carteis para economia brasileira e ações que devem ser adotadas contra os carteis.
Setores com maior incidência de cartéis
No Brasil a formação de cartéis tem sido uma prática cada vez mais comum entre as empresas, os setores envolvidos em tais acusações vão desde a produção de laranja ao setor de aviação. Além desta, foram encontrados cartéis nos setores de aço, empresas farmacêuticas contra os remédios genéricos e dos principais