Arcos
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
SISTEMAS CONSTRUTIVOS
SISTEMAS ESTRUTURAIS EM ARCOS,
ABÓBADAS,CÚPULAS E CASCAS
PROFESSOR
MARCO AURÉLIO SOUZA
BESSA
1.0 Introdução
Definição
•
Arco é uma estrutura de forma curva que repousa unicamente nas extremidades ou encontros, ou seja sua parte central é mais alta do que as extremidades.
1. Histórico
•
Muitos acham que o arco surgiu com o Império Romano, mas no antigo Egito já existiam construções que apresentavam tais elementos, mas os mesmos não eram utilizados realmente como elemento estrutural.
•
O uso estrutural do arco surgiu com a civilização etrusca. Este sistema estrutural foi utilizado na execução de várias tumbas que eram escavadas nas rochas vulcânicas ou construídas com pedras formando câmaras semi-esféricas. Os etruscos foram um povo que habitou a Itália entre os séculos VII e III a.C., sendo o seu último Rei - Tarquínio, o Soberbo.
ARCOS
CASCAS
CÚPULAS
ABOBADAS
·
Teatros – Eram construções para circo e anfiteatros para diversão pública, sendo o “Coliseu” o mais conhecido.
·
Arcos do Triunfo – Eram construções feitas para celebrar feitos e conquistas dos imperadores.
·
Aquedutos e Termas – Construções de edifícios para banho público; os romanos empregavam pedras e novos materiais de construção, como o cimento e os tijolos, e novas técnicas. Um dos mais famosos trabalho é o aqueduto "Pont du Guard" próximo a Nimes., França.
Muitas civilizações desenvolvidas não utilizaram do sistema estrutural “Arco” nas suas construções um grande exemplo disto foi a Civilização Grega que mesmo tendo um grande conhecimento na área matemática, ignoraram a utilização do arco.
ARCOS
CASCAS
CÚPULAS
ABOBADAS
Aqueduto – Pont du Gard
ARCOS
CASCAS
CÚPULAS
ABOBADAS
Aqueduto
ARCOS
CASCAS
CÚPULAS
ABOBADAS
Aqueduto
ARCOS
CASCAS
CÚPULAS
ABOBADAS
Arcos do Triunfo- Arco de Tito
ARCOS
CASCAS