Matemática Financeira
Módulo: 4
Atividade:
Título:Refletir sobre as vantagens e desvantagens do VPL e da TIR como critérios para análise de projetos de investimento
Aluno:
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: MFPOS_T0259_0413
Introdução
A análise de projetos de investimento é baseado em um ambiente de incerteza, e diz que o gerente deve investir sempre que o valor do projeto for maior que os custos exigidos para sua implantação, exigindo posicionamentos estratégicos para satisfazer dois parâmetros empresariais clássicos: (1) o retorno esperado dos investimentos; e (2) o risco associado a esse investimento.
Desta forma o presente trabalho procura uma metodologia para refletir sobre as vantagens e desvantagens de dois critérios muito usado na analise de investimentos o VPL e o TIR.
Justificativa
O objetivo desse trabalho é discutir e comparar os dois principais métodos para analise de investimento: Método do Valor Presente Liquido e o Método da Taxa de Retorno e mostrar que, quando aplicados adequadamente, auxiliam na melhor decisão de investimento em projetos.
Desenvolvimento
Investimento é toda ação da qual se espera obter benefícios futuros.
Uma pessoa, por exemplo, pode investir determinado valor, com o objetivo de adquirir um imóvel no futuro para morar, alugar ou até mesmo como uma forma de renda.
Já no caso de empresas pode se investir em tecnologia, em máquinas e equipamentos, na abertura de novas filiais , lançamento de novos produtos, enfim nesse caso a decisão se torna muito mais complexa tendo em vista á análise de muitas variáveis.
Para a melhor decisão em analise de projetos de investimentos veremos dois métodos: Método do Valor Presente Liquido e Método da Taxa Interna de Retorno.
Taxa Mínima de Atratividade (TMA) É uma taxa de juros, que ao se fazer um projeto o investidor espera um retorno pelo menos igual a essa taxa,