Recursos Humanos nas empresas
Constitui a porta de entrada das pessoas na organização, já que é o responsável pela busca no mercado e pelo engajamento de novos funcionários. Três tópicos principais serão abordados: o planejamento de RH, o recrutamento e a seleção de pessoas.
De acordo com a abordagem sistêmica, focalizaremos a organização como um sistema aberto, dentro do qual ingressam vários tipos de recursos (matérias, financeiros, humanos etc.) e do qual saem produtos ou saídas (produtos, serviços ou informações).
Ao interagir com o ambiente, o sistema torna-se envolvido pelas retribuições e limitações que o ambiente lhe impõe. Essas restrições são muito variadas. O sistema não opera livremente, mas dentro de determinados limites impostos pelo ambiente em que está situado.
O Ambiente Organizacional
Toda organização opera dentro de um ambiente juntamente com outras organizações que ocorrem entre si em relação às suas necessidades de entradas e de saídas. Desse ambiente a organização recebe as informações e os dados de para tomada de decisões, os insumos necessários às suas operações, entrada de recursos financeiros, entrada talentos humanos, bem como as restrições impostas pelo ambiente. Assim, os segmentos do ambiente organizacional que nos interessam de perto são o mercado de recursos humanos e o mercado de trabalho.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho é constituído pelas ofertas de trabalho ou de emprego oferecidas pelas organizações em um determinado lugar e em determinada época.
Quanto maior o número de organizações em uma determinada região, tanto maior o mercado de trabalho e seu potencial de disponibilidades de vagas e oportunidades de emprego. O mercado de trabalho pode ser segmentado por setores de atividades ou por categorias ou por tamanhos ou ainda por regiões. Cada um desses segmentos tem características próprias. O mercado de trabalho comporta-se em termos de oferta e procura, ou seja, de um lado há