A provisão de Recursos Humanos nas empresa
Constituí a porta de entrada das pessoas nas organizações, o responsável pela busca no mercado e pelo engajamento de novos funcionários. Um subsistema periférico e com ampla interface com o ambiente externo.
De acordo com a abordagem sistêmica, focalizaremos a organização como um sistema aberto. Constante interação com o ambiente externo, efetuando trocas: as entradas de recursos e informações ingressam no sistema que produz resultados, saídas produtos, serviços ou informações.
Ao interagir com o ambiente, o sistema torna-se envolvido pelas restrições. Essas restrições são muito variadas, indo desde as limitações sobre o preço dos produtos ou serviços, até as restrições sobre o capital. Demanda dos produtos ou serviços, nível tecnológico, demanda de pessoal etc.
Toda organização opera dentro de um ambiente juntamente com outras organizações que concorrem entre si em relação às suas necessidades de entrada e saída. Desse ambiente a organização recebe as informações e aos dados para as tomadas de decisão, os insumos necessários às suas operações, entrada de recursos financeiros, talentos humanos bem como as restrições impostas pelo ambiente. Nesse ambiente, a organização coloca os resultados provenientes de suas operações, os resíduos dessas operações, resultados provenientes da aplicação especifica de recursos financeiros, resultados específicos de recursos mercadológicos, além, naturalmente, de certa quantidade de pessoas que se desligam da organização por vários motivos.
Assim, os seguimentos do ambiente organizacional que nos interessam de perto são o mercado de recursos humanos e o mercado de trabalho.
Em termos de provisão ou suprimento de recursos humanos, existem dois tipos de mercados bem distintos, porém, estreitamente entrelaçados e inter-relacionados: o mercado de trabalho e o mercado de recursos humanos. Qualquer mudança entre um deles certamente provocará mudanças no outro e vice-versa.
O