Qualidade em sistemas
“Texto: As empresas são grandes coleções de processos”
De José Ernesto Lima Gonçalves
Resumo das principais ideias do texto:
- Todo grande trabalho realizado nas empresas faz parte de algum processo, pois não existe nenhum produto ou serviço sem que haja um processo empresarial.
- Processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, agrega valor, e fornece um output aos clientes, utilizando os recursos da organização. Os inputs podem ser materiais e equipamentos ou também informações e conhecimento.
- Processo empresarial também pode ser definido como qualquer trabalho que seja recorrente e possa ser realizado de várias maneiras diferentes e trazer resultados distintos com relação a sua capacidade de lidar com os custos, valor, serviço ou qualidade.
- Processos empresariais são atividades coordenadas que envolvem pessoas, procedimentos e tecnologia, e devem ser pensados em termos de coordenação ao invés de fluxos de trabalho ou de fluxos físicos de materiais ou produtos (como tem sido feito na reengenharia e no TQM – Total Quality Management).
- Os processos geralmente são compreendidos de maneira popular como “a forma pela qual as coisas são feitas na empresa”, e a maneira mais abrangente de definir processo empresarial é “como produzir alguma coisa”.
- Há a interação dos processos organizacionais quando há regularidade no padrão de interação entre os indivíduos da organização e isto leva ao surgimento de um modelo razoavelmente definido de regras e comportamentos, essenciais para o bom andamento inclusive de conduta de alguns indivíduos em uma organização.
- São três as categorias básicas de processos empresariais: os processos de negócios (ou de clientes), que são aqueles que caracterizam a atuação da empresa e que são suportados por outros processos internos, resultando no produto ou serviço que é recebido por um cliente externo; os processos organizacionais, que são centralizados na organização e