TUMOR
Comumente, os Glioblastomas desenvolvem-se nos lóbulos frontal e temporal dos hemisférios cerebrais; raramente se desenvolvem no tronco cerebral ou no cerebelo.
Os sinais e sintomas associados a um tumor cerebral dependem principalmente de sua localização, extensão e gravidade do edema cerebral. Os sinais e sintomas mais comuns são: Dor de cabeça
Ocorre em até 75% dos pacientes com tumor cerebral.
A dor é descrita pelos pacientes como tensa, embora alguns pacientes possam sentir dor de cabeça tipo enxaqueca.
Dor de cabeça causada pelo aumento da pressão intracraniana tende a ser mais severa, podendo ser acompanhada de náuseas, e muitas vezes é resistente a analgésicos.
São piores na parte da manhã do que durante o dia ou à noite. Convulsões
Ocorrem em 30% a 90% dos pacientes com tumor cerebral.
Normalmente, as convulsões aparecem em pacientes com gliomas malignos, quando o tumor se espalhou e invadiu o tecido cerebral ou em pacientes com Meningioma benigno onde o tumor cresce e empurra o cérebro. Convulsões focais envolvem uma função sensorial simples (sensação estranha ou estranho cheiro) ou uma função motora, como um beliscar nos braços, pernas ou rosto. Este tipo de convulsão é auto limitada e o paciente permanece consciente.
As convulsões complexas parciais desenvolvem-se a partir dos tumores cerebrais localizados nos lóbulos frontais e temporais. Os pacientes com este tipo de convulsão podem agir de modo confuso, desligados do mundo que o cercam, ou realizam movimentos repetitivos.
As convulsões tonico clonicas generalizadas, são caracterizadas pela perda de consciência e movimentos excessivos das