solo
A pedologia estuda a formação, a classificação, e a descrição do solo. Pedologia é de origem grega em que (pedon- solo + logos- conhecimento). Assim podemos definir o solo como um corpo de matérias inconsolidado, que recobre a superfície terrestre, constituído de proporções e tipos variáveis de minerais, como gases, agua, e húmus.
DESENVOLVIMENTO
O solo é muito importante porque servi de suportes as plantas que nele desenvolvem raízes e de ser o fornecedor de grande parte dos elementos nutritivos de que estas carecem.
Horizonte- corresponde a porção de limites geralmente irregulares, mais que se encontram sensivelmente paralelos à superfície do terreno. A diferenciação dos referidos horizontes ocorre, principalmente, devido à influência de agentes atmosféricos, de soluções formadas pela água das chuvas e da acção de seres vivos sobre as rochas.
Os principais factores de formação do solo
Os principais factores que contribuem para a formação do solo são: o clima, os seres vivos, rochas- mãe, relevo e o tempo.
Perfil do solo é o conjunto de horizontes observados num corte vertical praticado no terreno. O perfil do solo evoluído: horizonte O, horizonte A, horizonte B, e horizonte C.
De modo geral, podem distinguir- se no solo quatro componentes:
Matéria mineral- é constituída por fragmentos de rocha e minerais primário (quartzo, feldspatos, micas etc.) que provem da rocha- mãe. E minerais secundários (minerais de argila, óxidos, hidróxidos de alumínio e o ferro).
Matérias orgânicas- provem, na sua maior parte da decomposição parcial de resíduos de plantas, havendo pequenas quantidades de matéria orgânica que podem ter origem resíduos e excreções animais.
Água- existe no solo em quantidade variáveis, nele encontram-se dissolvidos numerosos compostos químicos. A água do solo pode classificar- se em: agua higroscópica- água fixada por adsorção nas superfícies dos colóides. A água capilar- água sujeita