solo
ORIGEM E NATUREZA DOS SOLOS
Profª Teresa Raquel Lima Farias
DISCIPLINA: MECÂNICA DOS SOLOS
Solos - Definição
São materiais que resultam do intemperismo ou meteorização das rochas, por desintegração mecânica ou decomposição química e biológica.
Função da rocha mãe e dos diferentes agentes de alteração.
Agentes do Intemperismo: temperatura / pressão / alterações cristalinas / hidratação / agentes biofísicos – vegetação / agentes químicos – dissolução, oxidação, hidratação, lixiviação.
Agronomia: material de fixação de raízes e um grande armazém de nutrientes e água para as plantas.
Mineração: capa sobrejacente ao minério, é um material de rejeito a ser escavado.
Construção civil: solos são um aglomerado de partículas provenientes de decomposição da rocha, que podem ser escavados com facilidade, sem o emprego de explosivos, e que são utilizados como material de construção ou de suporte para estruturas.
Composição de Solos
É um sistema trifásico constituído das fases sólida (mineral), líquida
(água) e gasosa (ar ou vapor d´água).
O estado do solo é decorrente da proporção em que essas três fases se apresentam, e isso irá determinar como ele vai se comportar.
O solo é composto por um grande número de partículas, com dimensões e formas variadas, que formam o seu esqueleto sólido. É uma estrutura é porosa e portanto possui vazios.
Os vazios podem estar totalmente preenchidos por água, quando então dizemos que o solo está saturado, podem estar completamente ocupados pelo ar, o que significa que o solo está seco ou com ambos (ar e água).
O Solo e a Crosta Terrestre
A matriz geradora dos solos é o magma, princípio de todas as rochas existentes no globo terrestre. Magma = matéria incandescente, constituinte do núcleo terrestre, de onde é trazida à superfície pelos vulcões.
Mecânica dos Solos
Aplicação das leis de mecânica e de hidráulica aos problemas de engenharia relacionados com