solos
FATORES DE FORMAÇÃO DE SOLOS
O solo é um corpo natural, formado sob a ação de fatores e processos, que interferem em sua diferenciação e caracterização, e com propriedades diferentes dos corpos que atuaram em sua evolução Os fatores são agentes externos, enquanto os processos são fenômenos internos, responsáveis pela formação dos solos.
SOLOS
FATORES DE FORMAÇÃO DE SOLOS
SOLOS
FATORES DE FORMAÇÃO DE SOLOS
SOLOS
A formação e morfologia de solo resulta da interação de fatores e processos de formação.
O fator de formação do solo, pode ser definido como agentes, forças, condições ou combinações entre eles, que influenciou ou podem influenciar sobre o material de origem com a potencialidade de determinar sua mudança.
SOLOS
Os fatores de formação segundo JENNY (1941), atuam de acordo com a equação: S = f (cl, o, mo, top, t ...)
onde:
S = solo f = função de cl = clima o = organismos (plantas, animais) top = topografia t = tempo mo = material de origem
... = fatores desconhecidos
SOLOS
Do estudo dos fatores de formação se estabelece diferença entre fatores ativos (clima e organismo) e fatores passivos (material de origem, relevo e tempo) sendo o principal destes últimos o relacionado com a rocha à partir da qual se constitui o solo.
Mediante a ação dos fatores de formação, a rocha se altera e origina um meio (corpo natural) que será mais diferenciado dela à medida que os fatores atuarem com maior intensidade.
Um solo jovem porém, terá maior relação com a rocha que o originou, se comparado com um solo maturo, o qual alcança seu estado de equilíbrio com a vegetação e o clima.
SOLOS
SOLOS
SOLO JOVEM
SOLOS
SOLOS JOVENS
SOLOS
SOLO ANTIGO
SOLOS
SOLO ANTIGO
SOLOS
Material de origem
Há uma influência acentuada em muitas propriedades do solo nos mais variados graus. Nos estágios iniciais de intemperização é que esta influência é destacada, decrescendo à medida