Conservação do solo
Turno: Noturno Turma:04
Disciplina: Geografia
Alunos: Davi Alesandro, Paulo Henrique e Larissa Magalhães.
“Conservação dos solos”
Pau-dos-Ferros 01.09.2014 “Conservação dos solos”
Conservação do solo, na agricultura ou pecuária, é o conjunto de práticas aplicadas para promover o uso sustentável do solo para o plantio.
A erosão, a compactação e o aumento da salinidade do solo são os maiores problemas relacionados ao manejo inadequado e terão relação direta com a escassez de alimentos num futuro não muito distante, resultando num profundo desequilíbrio do sistema produtivo, se as praticas corretas não forem adotadas. A população do mundo gira em torno 7 bilhões de habitantes, obrigando a humanidade a disponibilizar pelo menos 1 bilhão de hectares de área agricultável. As áreas com manejo inadequado reduzem significativamente seu potencial de produção, por isso hoje trabalhasse em virtude da renovação e aprimoramento das técnicas produtivas. Deve-se observar que os recursos são limitados, não podendo ser desperdiçados. O que é erosão?
Erosão é o desgaste do solo e das rochas, em geral por causa do intemperismo. A erosão destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo, levando seus nutrientes e sais minerais existentes para as partes baixas do relevo.Em solos cobertos pela vegetação a erosão é muito pequena e quase inexistente, mas é um processo natural sempre presente e importante para a formação dos relevos. O problema ocorre com a retirada das vegetações para uso agrícola, deixando o solo exposto e tornando a erosão, o que pode levar à desertificação.
“Fatores que contribuem”
Muitas ações devidas ao homem apressam o processo de erosão, como por exemplo:
- Os desmatamentos (desflorestamentos) desprotegem os solos das