Conservação do solo
- Escolha dos métodos e práticas de conservação.
Práticas Vegetativas Práticas Edáficas Práticas Mecânicas
PRÁTICAS VEGETATIVAS
- Florestamento e reflorestamento - Plantas de cobertura; adubação verde
Crotalária júncea florescida no campo. www.iac.sp.gov.br/Tecnologias /Crotalaria/Crotalaria.htm.
- Cobertura morta
Cobertura morta em plantio direto de soja. www.agrisus.org.br/foto.asp?cod=12.
- Combinação de culturas
Sistema agroflorestal envolvendo pinus, erva-mate e soja aos dois anos e meio após a implantação. http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Ervamate/CultivodaErvaMate - Rotação de culturas: É uma prática já bastante difundida principalmente para que os nutrientes do solo se recomponham. Propicia uma maior cobertura, melhora as condições físicas do solo, reduz a erosão e enxurrada desde que a área em descanso esteja recoberta por uma vegetação rasteira para que a água da chuva não impacte o solo desnudo.
Colheita de soja seguida de plantio de milho em Sorriso (MT). www.agrisus. org.br/foto. Créditos: Grupo Pinesso.
- Manejo de pastagem / Controle de pastoreio : Consiste em retirar o gado de uma pastagem quando as plantas ainda recobrem toda área. O pasto mal conduzido, pelo contrário, torna-se uma das maiores causas de degradação de terras agrícolas.
Pastagem exaurida e degradada.
- Ressemeio: Prática usada em pastagem para repovoar as áreas descobertas, protegendo o solo da erosão por impacto. - Ceifa do mato: Prática usada em fruticultura em que capinas são substituídas por ceifa, permanecendo o sistema radicular que aumenta a resistência à desagregação do solo.
- Manejo do mato e alternância de capinas: É a prática usada em fruticultura, em que linhas de plantas niveladas são capinadas alternadamente, criando obstáculos ao escoamento superficial.
Quebra-vento e Bosque sombreador: Quebra-ventos arbóreos são barreiras