Piaget
Pátio Revista Pedagógica - Nº 1 - mai/jul 1997
Inteligência: dimensões e perspectivas - Lino de Macedo
Problema
Um lobo, uma ovelha e um pacote de couve estão na margem esquerda de um rio . O barqueiro deve transferi-los para a margem direita, mas, como seu barco é pequeno, só pode transportar um deles por vez. Além disso, sabe-se que o lobo gosta de comer ovelhas e que as ovelhas gostam de comer couves. Essas, no entanto, não comem nem lobos nem ovelhas. Nosso problema é, então, propor ao barqueiro um plano de viagem em que, dadas as restrições, ovelha, lobo e couve passem a margem direita intactos.
A solução como todos sabem é a seguinte:
1.o barqueiro transporta primeiro a ovelha para a margem direita;
2. retorna sozinho para a margem esquerda;
3. transporta o lobo para a margem direita1;
4. retorna para a margem esquerda trazendo a ovelha;
5. transporta a couve para a margem direita;
6. retorna sozinho para a margem esquerda;
transporta finalmente a ovelha para a margem direita.
Nota
1 Dá no mesmo se o barqueiro transportar a couve no lugar do lobo. Neste caso, a viagem 5 é o lobo, e não a couve, que será depois transportado para a margem direita.
Esse problema, tantas vezes proposto e resolvido por crianças e adultos, possibilita-nos analisar as características de uma inteligência operatória na perspectiva de Piaget. Essas características são, pelo menos, duas: interdependência e reversibilidade.
Interdependência. Interdependência refere-se , na teoria de Piaget, a uma qualidade da relação entre as partes e o todo que lhe corresponde. Para resolver o problema devemos considerar todo o conjunto da situação: as regras do jogo (transportar só um objeto por vez, etc.), as incompatibilidades (o lobo come a ovelha; a ovelha come a couve), as compatibilidades (o lobo convive com a couve). Ou seja,