Plano de estágio
1 APRESENTAÇÃO:
O estágio aqui em foco é aquele exercido pelo aluno de graduação do Curso de Serviço Social, em diferentes instituições, sejam elas voltadas ao atendimento social, à saúde, à educação, de caráter público ou privado, bem como empresas ou prefeituras municipais.
O estágio ocorre sob a supervisão técnica do assistente social do local onde o mesmo é realizado, e da supervisão pedagógica do docente, que é vinculado à instituição de ensino.
Portanto, são três os atores que interagem nesse processo:
• aluno = estagiário
• assistente social do campo = supervisor técnico
• docente = supervisor pedagógico
Para a operacionalização do estágio supervisionado há que se considerar a participação destes três sujeitos, com seus respectivos papéis e funções, cuja interação deve se dar na direção de um processo construtivo da supervisão e do estágio. O aluno, nessa tríade, estabelece o vínculo entre a Instituição e a Universidade. Se isolarmos um desses atores do processo, certamente haverá uma ruptura prejudicando a relação de interdependência e cooperação para o sucesso do estágio.
Duas conclusões iniciais já podemos resgatar dessa reflexão inicial:
• a importância de um relacionamento correto, do ponto vista ético e profissional entre esses três atores;
• planejamento do estágio, do ponto de vista pedagógico e da ação profissional, é o ato primordial desse processo.
Consideram-se Estágio Curricular, todas as atividades práticas que são as inerentes ao processo formativo do acadêmico, que se configurando em meio de aprendizagem vivencial, ou seja, é o momento em que o acadêmico vivencia as situações reais do exercício profissional.
Durante o Estágio, o acadêmico fará uma ponte entre a teoria/reflexão/prática, construída por meio dos conhecimentos e experiências que irá adquirir na observação, identificação de rotinas, expedientes, procedimentos e problemáticas no universo social de vivências em instituições de caráter público,