Piaget
Adrian Oscar Dongo Montoya
Universidade Estadual Paulista
A obra de Piaget não é um tratado sobre educação. Entretanto, as suas pesquisas e a sua construção teórica, de mais de 70 anos, principalmente, no de diz respeito às questões epistemológicas, não poderiam estar ausentes da reflexão sobre os temas educativos contemporâneos. É nesse sentido que a sua inclusão nesta enciclopédia torna-se importante.
Piaget nasceu em Neuchâtel, Suíça, a 9 de agosto de 1896. Com apenas 10 anos apresentou, na forma de uma nota, seu primeiro trabalho científico sobre um pardal albino que observara num parque público. Na qualidade de voluntário, trabalhou a seguir como assistente de diretor do Museu de Ciências Naturais de Neuchâtel. Nesse período, publicou muitos artigos sobre moluscos e outros temas relacionados à zoologia , religião, sociologia e filosofia.
Em 1915, na Universidade de Neuchâtel, licenciou-se no curso de Biologia e três anos depois doutorou-se com uma tese sobre os moluscos de Valois.
As leituras de Filosofia, que o conduziram ao seu interesse pelas questões do conhecimento, e os seus estudos mais sistemáticos da Biologia fizeram-no suspeitar que os processos de formação do conhecimento poderiam depender de mecanismos de equilíbrio orgânico e que as ações externas dos indivíduos e os seus processos de pensamento obedeceriam a uma organização lógica. Foi essa intuição que o levou a pesquisar os mais diferentes autores e as mais diferentes áreas do conhecimento.
A sua passagem pelos laboratórios de psicologia de G.E. Lipps e Wreschner, em Zurique, de Alfred Binet, em Paris, e os seus estudos de psicanálise em Zurique e Genebra serviram para convencê-lo de que a psicologia experimental seria um meio necessário e fundamental para confirmar suas hipóteses e para poder criar uma nova área de conhecimento.
Em 1921, a convite de Claparède (1873 – 1940) ingressa no Instituto Jean-Jacques Rousseau de Genebra, onde encontra