pré projeto
Desde o momento que o homem primitivo fez os primeiros rabiscos nas paredes de uma caverna e outro leu, o homem inaugurava uma nova fase na sua história: a escrita. Ela trouxe a oportunidade de expressar suas idéias, sua visão de mundo e ainda possibilitou a comunicação.Quem inventou a escrita, criou a maneira de decifrá-la e também inaugurou a primeira aula de alfabetização, assumindo assim o compromisso de ensinar as gerações futuras a arte de ler o que escrevia.
O conhecimento das letras aliado ao uso social da leitura e da escrita, formam cidadãos participativos e preparados para conviverem em uma sociedade. Para Paulo Freire (1989), aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não em uma manipulação mecânica de palavras, mas em uma relação dinâmica que vincula linguagem e realidade .
A alfabetização escolar tem sido alvo de inúmeras controvérsias teóricas e metodológicas, exigindo da escola e dos profissionais que lidam com o desafio de alfabetizar, que se posicionem em relação às mesmas. Diante de tais fatos, fica evidente que as práticas pedagógicas sofrerão graves consequências.
Desse modo, essa pesquisa contribui para a compreensão e a descrição de como a escola e os alfabetizadores, conduzirão o processo de alfabetização e letramento visando para que este venha ser um processo prazeroso e que acarrete bons resultados tanto para o educando, quanto para o educador e também a própria instituição de ensino. Ele também contribui para que os conceitos ora atribuídos sobre alfabetizar sejem encarados com outra visão, ou seja de maneira simples e fundamental para a formação de uma pessoa. Solucionando e assim respondendo a seguinte pergunta: Como conduzir o processo de alfabetização e letramento para que este venha contribuir no saber?
2. JUSTIFICATIVA
2.1. Justificativa Pessoal
Este Pré-Projeto de pesquisa tem como justificativa pessoal primeiramente