PROJETO DE PESQUISA
STRESS, TENSÃO NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Pressão que causa sequelas
Demetrios José Fernandes Cavalcanti de Albuquerque
IGARASSU, 2012
DEMETRIOS JOSÉ FERNANDES CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE
()
STRESS, TENSÃO NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Pressão que causa seqüelas
IGARASSU, 2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
JUSTIFICATIVA 6
REFERENCIAL TEÓRICO 7
OBJETIVO GERAL 9
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 9
METODOLOGIA 9
CRONOGRAMA 10
BIBLIOGRAFIA 11
“Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto (Em Deus) confiaria.
Salmos 27:3”
INTRODUÇÃO
Este estudo refere-se ao stress no atendimento pré-hospitalar e busca refletir sobre as enfermidades advindas dessa atividade desempenhada pelos bombeiros militares, tendo em vista a pressão psicológica e a carga emocional liberada a partir dessa perspectiva.
Busca analisar as conseqüências geradas pelo stress desenvolvido na atividade de atendimento pré-hospitalar, observar a relação entre o stress e as enfermidades físicas e psíquicas contraídas por tais profissionais da saúde.
Percebo, enquanto socorrista, que nesta atividade há uma pressão oriunda ora da população que exige atendimento rápido e eficiente, ora dos superiores hierárquicos que cobra tempo-resposta na conclusão da ocorrência, em meio a tudo isso, surge uma profunda sobrecarga psicológica antes, durante e pós-atuação.
Concordando com MENDES, Sandra Soares; FERREIRA, Luciane Ruiz Carmona; MARTINO, Milva Maria Figueiredo de (2011) quando refere que “Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o stress tem sido considerado uma epidemia global, em virtude da constante atualização das informações, o que pode interferir na qualidade de vida dos sujeitos, resultando em prejuízos de ordem